O guia definitivo para Mauro Martins nepotismo



A nomeação do cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até este terceiro grau, até mesmo, da autoridade nomeante ou por servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo do direçãeste, chefia ou assessoramento, de modo a o exercício de cargo em comissãeste ou de confiança ou, ainda, por funçãeste gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer Destes poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e Destes Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

Este nepotismo passou a ser vedado na Administração Pública brasileira por restar entendido pelo Supremo Tribunal Federal que tal prática estaria em desacordo usando o princípio da moralidade e utilizando este princípio da impessoalidade, e, por conseguinte, violaria preceito constitucional. A partir disso, a Corte expediu a Súmula Vinculante nº 13, nos seguintes Teor:

“A ‘moral’ é o Argumento por regras e condutas admitidas em determinada época ou por algum grupo de vizinhos. Em um primeiro momento dessa discussãeste, podemos dizer que age natural ou mal na medida em de que acata ou transgride as regras morais.

Afinal a discussãeste Derivado do este nepotismo envolve a investidura em cargo em comissãeste ou nomeaçãeste de modo a funçãeste gratificada – hipóteses de que não se aperfeiçoam mediantes voto popular, porém por meio por um ato administrativo. 

O perigo qual corremos usando o ativismo judicial é o desrespeito ao princípio democrático, pois a legitimidade do Poder Judiciário é exclusivamente indireta, na medida em qual ESTES juízes atuam e decidem do entendimento usando aquilo qual foi previsto pelo legislador.

Este presente artigo apresenta reflexões acerca da atuação do Supremo Tribunal Federal, a partir por decisões acerca da proibiçãeste ao nepotismo. Nesse caso, tendo em vista de que a referida proibiçãeste, segundo a Corte, decorre diretamente da interpretaçãeste dos princípios da moralidade e da impessoalidade, tais conceitos sãeste inicialmente trazidos à baila, de modo a entãeste permitir uma análise das decisões prolatadas em sede do Recurso Extraordinário 579.951/RN e da Reclamação 6650/PR.

§ 2° A vedaçãeste constante do inciso IV deste artigo não se aplica quando a contrataçãeste por tempo determinado de modo a atender a obrigatoriedade temporária do excepcional interesse público houver sido precedida por regular processo seletivo, em cumprimento por preceito legal.

Sérgio Buarque de Hollanda[9] já alertava de que “Este Estado nãeste é uma ampliaçãeste do âmbito familiar, e ainda menos, uma integraçãeste do certos agrupamentos, por certas vontades particularistas, por que a família é o elevado exemplo.” Conforme o autor, essa indistinçãeste fundamental é 1 prejuízo romântico Destes doutrinadores do sé especialmenteculo XIX, segundo ESTES quais este Estado e suas instituições descenderiam em linha reta e, por simples evolução, da família. A verdade, segundo ele, é que somente pela transgressão da ordem domé especialmentestica e familiar é qual nasce este Estado e de que este simples indivíduo se faz cidadãeste, havendo um triunfo do global pelo particular. Apesar por o Brasil ter vivenciado essa situaçãeste em bastante tempo, esclarece Rita Tourinho[10] este país evoluiu para um Estado Democrático de Direito, qual é incompatível com a personalização do poder.

7.         A origem do nepotismo pelo País do futebol, sob o aspecto DE trocas do favores e interesses, remonta à chegada Destes portugueses no próprio descobrimento, onde Carta de Pero Vaz do Caminha registra a tentativa por seu subscritor, após descrever as belezas e riquezas da nova base, por conquistar 1 cargo para este seu genro, tais como pedido final ao rei.

1. Não se faz necessária comprovaçãeste do “vínculo de amizade ou troca por favores” entre o irmão do Impetrante e este Desembargador Federal por quem é assistente processual, pois é a análise objetiva da situaçãeste de parentesco entre o servidor e a pessoa nomeada para exercício de cargo em comissãeste ou de confiança na mesma pessoa jurídica da Administração Pública qual configura a situação de nepotismo vedada, originariamente, através Constituição da República.

Acho sinceramente, de que a determinaçãeste de prestigiar estranhos de modo a ocupaçãeste por cargos comissionados É possibilitado a, na verdade, causar amplamente Ainda mais estrago do que a transparente indicaçãeste por um filho, por exemplo, a partir de que competente, para uma comissão em gabinete por desembargador.

1. A análise da ocorrência ou não do nepotismo é objetiva, a ser desnecessária a comprovaçãeste do efetiva influência familiar na nomeaçãeste de ocupante de cargo ou função pública em comissão.

Essas decisões claramente sites apontam para a criaçãeste de 1 regime do privilfoigio e, por conseguinte, atentatório ao princípio da igualdade, nenhumas qualquer fundamento de validade constitucional.

Faz parte da síndrome Brasileiro de atacar os problemas por seus efeitos ou por AS SUAS aparências, a todos os momentos de olho na platfoiia ou pelo voto. Mentalidade "quebra-mola" e Assim sendo este apelido porque quebra mola nãeste passa do 1 remendo para esconder a incompetência por resolver este verdadeiro problema, pelo caso, a construçãeste e conservaçãeste competente por ruas e estradas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *